Información
O Colégio Comercial “Dr. João Romeiro” - que já se denominou mais tradicionalmente como “Escola Técnica de Comércio: Dr. João Romeiro”, só alterando sua denominação por deliberação de órgãos superiores do ensino, é mantido pela SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO DE PINDAMONHANGABA, fundada oficialmente em 15 de março de 1945, sendo certo, porém que a existência da escola data desde 1937, quando obteve autorização do Ministério da Educação e Cultura, portanto há 72 anos.
No início, manteve os cursos básicos de Contabilidade, e depois, em 1970, passou a manter o curso de Secretariado, sendo que hoje mantém também cursos de Técnico em Informática, Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, e Técnico em Logística. Até 1970 manteve o Ginásio Pindamonhangabense, para absorver uma boa parte da comunidade não atendida pela única escola pública do município.
Quando a oficialização da entidade, a mesma tinha seu Conselho assim constituído: Presidente - Prof. Fued Boueri; Vice-Presidente - Prof. Alexandre Salgado; membros: Dr. Demétrio Ivahi Badaró, Manoel César Ribeiro, Maria Aparecida de Almeida Siqueira, Orlando Pires e Elza San Martin. Era Diretor Geral, o Prof. Mário Bulcão Giúdice.
É importante salientar que o Colégio comercial, perante o MEC, desde sua fundação, era oficialmente denominado por ESCOLA SUPERIOR DE COMÉRCIO, tendo seus diplomas equivalência de curso superior, semelhante àqueles que hoje recebem os formandos das Faculdades de Ciências Contábeis. Sua primeira turma teve os seguintes integrantes: Carlos Goffi Goulart, Orlando Pires, José Faria de Mello, Elza San Martin, Adil Claro, Orminda Pires, Elza dos Santos e Mafalda Schmidt.
Hoje a sociedade tem como Presidente e Diretora Administrativa – Vilma Antonia Leite Pinto e Vice-Presidente –Ana Eufrosina Muniz de Souza sendo membros: Vicente de Paula Campos, Espólio de Regina Cléa Martins de Almeida Diogo, Francisco Piorino Filho, Vilma Antonia Leite Pinto, Rosangela Azeredo Leite de Oliveira, Claudio Muniz de Souza, Espólio de Wilson Valentini, Espólio de Mário de Assis César, Espólio de Rubens Zamith, Paulo Alfredo Franco Cesar, Luiz Carlos Azeredo Leite e Profª. Eunice.
Um dos membros que maior tempo ficou a frente do Colégio foi o Prof. Orlando Pires. Não se pode deixar de lado o idealismo de outros antigos membros já falecidos que ocuparam vários cargos na Sociedade e nos cursos por ela mantidos, entre eles, Dr. Angelo Paz da Silva, Prof. Rubens Zamith, Prof. João Martins de Almeida, Profª. Ismênia Monteiro de Oliveira, Prof. Sebastião Leite, Prof. Mário de Assis César, Prof. Wilson Valentini e de tantos funcionários e professores que por lá passaram, a maioria, tudo fazendo por idealismo,
O Colégio Comercial (escola de Comércio), graças ao apoio do saudoso Dr. Francisco Romano de Oliveira, então Prefeito Municipal na década de 60, adquiriu e instalou-se definitivamente na Rua Sen. Dino Bueno, 119, em prédio construído no final do século 19, pelo Dr. João Pedro Cardoso, pertencente na ocasião ao Sr. José Manoel da Fonseca, prédio em que outrora funcionou o “Rio Hotel”.
O Colégio Comercial “Dr. João Romeiro” é sem dúvida uma glória e uma tradição do ensino no Vale do Paraíba.
Esse curso foi realmente muito bom para mim.
Curso Técnico em Contabilidade
A escola foi muito boa. Através deste curso estou trabalhando na área. O curso atendeu às minha expectativas, gostei muito.
Curso Técnico em Segurança do Trabalho