Información
CNEC
Excelência, ética, valorização do ser humano, competência, compromisso e honestidade.
A
Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC, no aspecto institucional, e conforme seu Estatuto, é uma uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem como missão precípua, despertar e coordenar esforços das comunidades para ações educativas em todos os níveis, através da oferta de serviços e produtos educacionais.
Para atingir estes objetivos, a CNEC está legalmente habilitada a implantar e administrar unidades de produção, comercialização, comunicação, assistência social, turismo, pesquisa e incentivo a práticas desportivas, cujos resultados serão destinados exclusivamente à sua manutenção.
Nasceu voltada para a educação, a partir dos movimentos comunitários, entretanto logo se direcionou para a satisfação de outras necessidades básicas das comunidades em que atua. Encontra-se presente em 343 municípios brasileiros, com 376 escolas, congregando em seus quadros cerca de 13.832 colaboradores, dos quais, 9.342 professores, atendendo em suas unidades escolares (do pré-escolar ao ensino superior - graduação e pós-graduação) 138.691 alunos.
A CNEC é uma organização democraticamente estruturada, que permite fluir as aspirações das bases para a cúpula e, ao mesmo tempo, contempla essas bases com um nível amplo de participação, indicando os grandes projetos em favor da comunidade. Em sua organização destaca-se o Conselho Comunitário Cenecista, integrado à escola, célula vital da CNEC em cada comunidade. É através dele que a comunidade participa e se envolve visceralmente com as instâncias do saber. A partir dele florescem empresa júnior, artesanato, folclore, teatro, bandas de música, escolas, creches, clubes desportivos, clubes da melhor idade (terceira idade), unidades de formação e qualificação de mão-de-obra, e ainda, atendimento a outras demandas da comunidade .
A escola da CNEC se coloca em um nicho especial, nem público, nem privado, onde o Conselho Federal de Educação em seu Parecer nº 3987/75, fixa bem essa idéia, a de uma escola que oferece ensino, buscando prioritariamente o estudante sem recursos, oferecendo-lhe condições educacionais para sua formação profissional.
Coroando esta "filosofia de trabalho comunitário", o Decreto nº 36.505/54 reconhece a CNEC como de utilidade pública e o Conselho Nacional de Serviço Social lhe concedeu o certificado de Entidade de Fins Filantrópicos, uma vez que ela não visa lucros e destina seus resultados financeiros aos objetivos estatutários.
O curso presencial dá a oportunidade da convivência , troca de experiência entre colegas, e o que é muito importante é a orientação direta com os professores a cada encontro .
Pós-Graduação em Psicopedagogia