Tudo começou em 1905, na cidade de Batatais, interior de São Paulo. Muitos desafios foram encarados, obstáculos superados, mas a Instituição continua, desde sua origem, como verdadeira trincheira do conhecimento, caminhando à frente do seu tempo na busca de inovações, para formar pessoas e profissionais competentes e compromissados com o meio em que vivem.
O Centro Universitário Claretiano de Batatais nasceu em 1970, como consequência natural da Educação Fundamental e do Ensino Médio, idealizados e praticados até então pelo Colégio São José.
O primeiro curso autorizado pelo Conselho Federal de Educação foi o de Educação Física. Em 1973, surgiu a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Dos primeiros cursos de graduação para a formação do Centro de Pós-graduação (1984) foram necessárias apenas poucas adaptações.
Em 1996, em virtude de vocação para o ensino e da seriedade de seus projetos pedagógicos, as Faculdades Claretianas criaram novas unidades em São Paulo e Rio Claro e transformaram-se em União das Faculdades Claretianas (UNICLAR).
Em 2001, conforme decreto do MEC, as Faculdades Integradas Claretianas de Batatais foram credenciadas para se tornarem o Centro Universitário Claretiano.
Em 2005, inicia-se uma etapa decisiva para a Instituição: a implantação de Educação a Distância, com a utilização das mais novas tecnologias na área de ensino-aprendizagem e com o recredenciamento do Centro Universitário pelo MEC.
Com a publicação da Portaria 557/06, no ano de 2006, o Claretiano insere-se no cenário nacional, podendo ofertar cursos de nível superior para toda a federação, de modo que já está presente nos estados de Rondônia, Minas Gerais e no Distrito Federal, além do estado de São Paulo.
Nos anos 2007 e 2008, o Claretiano vive um momento importante em virtude do reconhecimento dos primeiros cursos na modalidade a distância. Além disso, tem início a formação das primeiras turmas e, para a satisfação de toda instituição, muitos alunos são aprovados em concursos.
Além disso, o Centro Universitário Claretiano mantém uma série de projetos e programas em andamento permanente, respondendo aos princípios de sua missão institucional. São ações que se estruturam, sobretudo, nas grandes áreas do conhecimento em que a instituição desenvolve sua atividade educacional e objetiva, além da própria construção do conhecimento, a promoção da cultura, a integração social dos sujeitos envolvidos, a capacitação profissional, a preocupação com o meio ambiente, o cuidado com aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O curso de graduação em Artes do Centro Universitário Claretiano é muito bom.
Graduação em Artes
Um curso que tem servido de base na área do pensamento acadêmico, para um horizonte mais amplo de conhecimento e sabedoria.
Graduação em Filosofia
O curso de Teologia é o máximo. Minha carreira como Teólogo é maravilhosa, graças à formação que recebi na CEUCLAR.
Graduação em Teologia
A CEUCLAR conta com um corpo docente muito qualificado.
Graduação em Educação Artística
O curso de pós-graduação em Educação Física Escolar foi dinâmico e prático.
Pós-graduação em Educação Física Escolar