Bacharelado em Jornalismo (Graduação) - Petrópolis
ModalidadeA modalidade da Graduação é presencial.
DuraçãoSão 4 anos de curso.
Certificado oficialO aluno vai receber Bacharel em Jornalismo.
ConsideraçõesNo mundo moderno, a comunicação utiliza diversas tecnologias, fazendo com que o profissional dessa área necessite estar atualizado quanto as últimas tendências. Por isso, a instituição preza a qualidade da infraestrutura, e possui diversos laboratórios para as práticas da graduação como:
. Ilha de Edição;
. Mídia Impressa;
. Laboratório Multiuso;
. Estúdio de TV;
Dirigido aInteressados no bacharelado.
Área de atuaçãoO mercado de trabalho para essa profissão é bastante diversificado, tendo vários segmentos de atuação.
O jornalista pode atuar em áreas como repórter, assessor de imprensa, assessor de comunicação social, apresentador de telejornais, etc.
Bacharelado em Jornalismo (Graduação) - Petrópolis
ConteúdoPerfil do profissional
Quanto mais democrática é a sociedade, mais o jornalismo adquire papel de relevância social. Jornalismo é produzido por jornalistas. Diferentemente do colunismo especializado que pode requerer, ou não, esta formação. Cabe ressaltar que a decisão do Supremo Tribunal Federal não anula a necessidade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. A decisão aponta para a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da função de jornalista. Com efeito, as redações dos diversos veículos de comunicação continuam a contratar jornalistas graduados em jornalismo. Isto porque a função do jornalista ultrapassa os limites da busca e da divulgação de notícias ¿ ele deve aprofundar-se na interpretação dos acontecimentos, na análise de suas causas e conseqüências e na veracidade de suas fontes. O jornalista contemporâneo é multimídia e multifuncional: pesquisa, redige, edita reportagens, escreve crônicas, artigos e comentários e presta assessoria de comunicação e marketing, inclusive no ramo das celebridades. O curso de Jornalismo fornece o manancial necessário para que o aluno seja capaz de desempenhar sua missão como jornalista, com eficiência e eficácia, em meios de comunicação tradicionais e digitais. O egresso estará apto a utilizar todas as técnicas jornalísticas, além de ser formado de maneira a estar atento às transformações socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas/digitais da sociedade. O curso também estimula o desenvolvimento do empreendedorismo, a fim de que o aluno seja capaz de gerenciar o seu próprio negócio e a sua própria carreira. Para tanto, o curso de Jornalismo oferece todas as condições para uma atuação prática, através das atividades do NUCOM-Núcleo de Comunicação, com projetos de jornalismo, rádio, televisão e outros.