A concepção ideológica do Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais evidencia-se pela interpretação e aplicação do Direito, conforme as necessidades sociais, com a proposta de solucionar conflitos e preservar o equilíbrio social. A criação de um curso de Direito na FAFIC , visa, sobretudo, atender à demanda social, local e regional, oferecendo um curso de qualidade, compatível com as exigências do mercado de trabalho e com os compromissos sociais da região em que está localizado.
Nos diversos segmentos da sociedade, a Ciência Jurídica apresenta-se como monitora dos entraves sociais, atenta às mudanças com força de intervenção sobre essas, como meio eficaz de garantir que esse desenvolvimento não seja agressivo a uns e complacente a outros, mas justo desde suas bases até o seu desfecho.
A complexidade das relações sociais, decorrentes das rápidas transformações em todos os setores da sociedade, tem determinado constantes transformações no ordenamento jurídico que tornam necessários a expansão e o aprofundamento do estudo das ciências Jurídicas e Sociais, formando cidadãos capazes de contribuir para a interpretação e aplicação do Direito de forma justa e equitativa.
A experiência da IES na produção de conhecimentos vinculados ao estudo das Ciências Sociais, com sólidas bases teóricas, possibilita condições para o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação do profissional jurídico e cumprimento do perfil e exigências do Curso de Direito na Região.
MERCADO DE TRABALHO
Os sinais da pós-modernidade com iniciativas diversas, respeito às diferenças, integração dos povos, discussões ambientais, defesa dos direitos coletivos e individuais, biodireito, propriedade intelectual, segurança do menor e outras realidades emergentes no mundo hodierno, amplia cada vez o mercado de trabalho na esfera jurídica.
A dinamicidade do mercado de trabalho comporta inúmeras áreas de atuação e especialização jurídica. Isso traz uma característica forte para o curso que é a versatilidade do exercício do Direito, com diversas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. O profissional da área jurídica conta com um campo vasto e cada vez mais crescente de atuação principalmente com a emergência cada vez maior de transformações e mudanças que provoca uma demanda para solução de conflitos e participação cidadã com direitos assegurados nas legislações pertinentes em cada caso.
Além da participação efetiva como agente e operador do Direito, há também a possibilidade de participação em concursos de magistraturas, Ministério Público, Procuradoria, Defensoria, Órgãos de Segurança.
PERFIL DO EGRESSO
É imprescindível em todo e qualquer curso superior a formação não somente do profissional técnico, mas um profissional-cidadão. Esta é uma exigência atual de marcado. Além disso, o profissional-cidadão não deve ser apenas um instrumento de transmissão de conhecimento e informação, mas um agente de transformação do meio em que se encontra, produzindo conhecimento e, através desse, contribuir para uma melhor qualidade de vida, tanto no âmbito individual como coletivo.
O egresso do Curso de Direito da FAFIC deverá abordar em sua prática profissional uma perspectiva interdisciplinar para análise do Direito através da inter-relação existente entre esta ciência e as demais humanidades; um senso ético; uma capacidade de produção crítica e uma visão atualizada dos problemas brasileiros em relação com o processo de globalização.
O Curso de Direito forma profissional com embasamento teórico e prático que lhes permita atuar nas diversas áreas jurídica. Capacidade de atuar com razões e argumentos, vivenciando princípios que lhes permita aplicar a lei de forma coerente e equitativa, livre das amarras da corrupção e do desrespeito aos valores humanos fundamentais. O egresso precisa articular e analisar um conjunto de idéias, teorias e conceitos que o caracteriza como um profissional intelectualmente preparado para a interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos.