Solicitar informações
Análise do educedu
Pablo Nieves
Graduação em Astronomia
-
Modalidade As aulas do Bacharelado em Astronomia são presenciais.
-
Certificado oficial O Bacharel em Astronomia da USP recebe diploma oficial da instituição.
-
Considerações O Bacharelado em Astronomia da USP proporciona aos seus alunos a uma série de atividades e projetos que se aproximam muito à realidade com que irá trabalhar.
O aluno contará com Laboratório de Astronomia, Informática, seminários de Iniciação Científica, trabalhos de campo e observatórios, excursões didáticas, acompanhamento de Observações do SOAR (Observatório em Cherro Pachon, Chile) na Estação de Observações Remotas do IAG, participação em encontros anuais da Sociedade Astronômica Brasileira.
A USP ainda oferece estágios supervisionados no Observatório Gemini no Chile (até três meses – Bolsa Santander /Países Ibéricos).
-
Dirigido a Graduados em Física, matemática, tecnologias, ou todos aqueles que desejam especializar-se em astronomia.
-
Área de atuação Este curso capacita o profissional para atuar no desenvolvimento de projetos instrumentais e tecnológicos,em museus e planetários, na área de ensino, em observatórios; Institutos de Pesquisa; empresas de tecnologia avançada; Orgãos Governamentais e outros.
Graduação em Astronomia
-
Objectivos
O curso de Astronomia proporcionará aos seus alunos a realização de uma série de atividades práticas e projetos (extracurriculares), que os aproximem ao máximo da realidade profissional:
- Laboratório de Astronomia (bancada óptica, espectroscopia).
- Laboratório de Informática.
- Seminários de Iniciação Científica, oferecidos semanalmente pelo AGA, para que os docentes e pós-doutores divulguem seu trabalho de pesquisa em linguagem acessível aos alunos de graduação.
- Missões observacionais (“trabalho de campo”): Observatórios do IAG (CUASO e Observatório Abrahão de Morais, em Valinhos, SP), Atividades Observacionais com o Projeto Telescópios na Escola.
- Excursões Didáticas: Observatório do Pico dos Dias (Brazópolis, MG); Radio-observatório de Itapetinga (Atibaia, SP); Planetário do Ibirapuera, Museu de Ciências Catavento.
- Acompanhamento de Observações do SOAR (Observatório em Cherro Pachon, Chile) na Estação de Observações Remotas do IAG.
- Participação nas reuniões anuais da Sociedade Astronômica Brasileira, para apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos projetos de Iniciação à Pesquisa.
- Mobilidade Estudantil Internacional – estágios supervisionados no Observatório Gemini no Chile (até três meses – Bolsa Santander /Países Ibéricos). O Brasil participa do consórcio Gemini, que tem 2 telescópios de 8m de diâmetro, um no Chile e outro no Havaí.
-
Conteúdo
- Disciplinas Fundamentais de Física e Matemática- Disciplinas de Computação e projetos- Disciplinas Específicas Avançadas- Disciplinas Específicas Fundamentais- Disciplinas Específicas Básicas
Outro curso relacionado com astronomia