Curso de Audioficção: Contadores de Histórias nos Meios Eletrônicos
ModalidadeAs aulas acontecem presencialmente na instituição.
DuraçãoSão necessárias 48 horas para concluir o curso.
Certificado oficialA instituição certifica o aluno na conclusão do curso.
ConsideraçõesO Curso de Audioficção: Contadores de Histórias nos Meios Eletrônicos da PUC SP tem como proposta formar profissionais qualificados para trabalhar no crescente mercado de áudio brasileiro. A formação é voltada na especialidade de audioficcção, dirigida a aumentar conceitos e referências teóricas que garantam uma atuação mais profissional e menos amadora.
Trabalhar a audioficção em áreas onde hoje a imagem domina de forma gritante, é um desfio bem grande. Por isso a formação visa também estimular a criatividade de seus participantes por meio de experimentos e uso variado de recursos literários.
Ao final do curso, o aluno tem como tarefa, fazer um roteiro e produção de áudio, exercitando sua habilidade narrativa.
Dirigido aO foco do curso são graduados nas áreas de humanas, como Comunicação Social, Letras, Ciências Sociais, História, Filosofia, Pedagogia, Publicidade, Multimeios e Artes.
Área de atuaçãoOs cargo encontrados para essa área estão em rádios e conteúdo de áudio o para a internet, tv e cinema.
Curso de Audioficção: Contadores de Histórias nos Meios Eletrônicos
ObjectivosApesar do crescimento da importância do áudio nas diferentes mídias nos últimos anos, ainda existem poucos profissionais qualificados para atuarem nesse segmento. O curso da COGEAE é o primeiro com enfoque na especialização em audioficção, buscando ampliar os referenciais teóricos para suprir o excesso de improvisação na área. O curso de extensão visa ao resgate da escuta diferenciada da arte de contar histórias, enfocando as mais variadas mídias, como cinema, televisão e demais espaços de mídias sonoras e audiovisuais. O diferencial da extensão é a predominância do áudio, tão procurado e tão pouco encontrado em virtude da predominância do audiovisual. A proposta de trabalhar a audioficção em um ambiente dominado pela imagem é um convite e um desafio ao uso da criatividade e da imaginação, permitindo experimentações e o uso de recursos literários. Caberá ao aluno roteirizar a adaptação de um conto literário e produzi-lo ao final do programa. O principal benefício do curso é exercitar a capacidade de narração. Além de analisar os produtos sonoros, os alunos participarão da confecção de um roteiro e de sua produção sonoro-musical, discutindo os conceitos das mídias sonoras. As análises partem desde os elementos constituintes da paisagem sonora à seleção e organização dos elementos musicais e sonoros necessários, e do estudo dos tipos de oralidade à seleção de vozes, passando pela interpretação e pela performance vocal. O curso está dividido em quatro módulos de 12 horas cada um: Narratividade e Narrativa Ficcional; Elementos da Linguagem Musical; Audioficção: Noção, Constituintes e Tipologia; e Audioficção: o Roteiro e a Organização da Produção. Os professores são pesquisadores na área de cada um dos módulos propostos e são autores de dissertações, teses e artigos publicados em revistas e anais de congressos. A metodologia é teórico-prática e, mesmo enfatizando a experimentação, conta com vasta bibliografia e fundamentação teórica.
Dirigido aGraduados nas áreas de Humanidades, como Comunicação Social, Letras, Ciências Sociais, História, Filosofia, Pedagogia, Publicidade, Multimeios e Artes.
TitulaçãoCertificado de conclusão do curso de extensão Audioficção: Contadores de Histórias nos Meios Eletrônicos
ConteúdoConteúdo Programático:
Narratividade e Narrativa Ficcional
- Noções: narratividade, narrativa, ficção
- As estratégias narrativas
- A construção da dramaturgia Elementos da linguagem Musical
- Constituintes do sonoro-musical
- Paisagem sonora: noção, constituição e tipos
- Intertextualidade entre texto verbal e paisagem sonora
- A Voz e sua sonoridade
Audioficção: constituintes e tipologia
- O enredo e a construção dialógica
- O Narrador e o Coro
- As sonoras e as sonoridades
- Tipos de oralidade e trânsito entre elas O Roteiro e a Organização da Produção
- Confecção do Roteiro
- O Intérprete e a Performace Vocal
- Seleção de vozes
- Produção Sonoro-musical do roteiro
- Garvação